UpStart
Imagine se o dobro de tomadores de empréstimo pudesse se qualificar com menos inadimplência.
Atualmente, a Upstart é uma plataforma de crédito com inteligência artificial avaliada em bilhões e listada em bolsa, que está repensando o crédito ao consumidor com um modelo único — sem depender do FICO Score. Mas, voltando a 2012, tudo começou com uma pequena equipe e uma ideia diferente: um modelo baseado em acordos de participação na renda (income share agreements).
Depois da nossa participação na rodada de investimento seed em 2012, também tivemos orgulho de liderar a Série A, acompanhando-os durante todo o processo de pivotagem e os 8 anos de jornada até o IPO. Aqui estão os aprendizados mais valiosos para fundadores, extraídos dessa história.
A história do fundador
De uma mudança de rumo que salvou a empresa a dificuldades para captar recursos e voar abaixo do radar. O cofundador Dave Girouard conta os bastidores da criação da Upstart e reflete sobre sua trajetória, de fundador de startup a CEO de uma empresa de capital aberto.
2012 – Não evite parcerias improváveis
Dave era um veterano da Apple e do Google com mais de 40 anos, se unindo a cofundadores que ele mal conhecia — e que eram tão jovens que seus pais tinham a mesma idade dele. Mas esse trio encontrou uma rotina simples que os manteve alinhados desde a fundação até o IPO: se reuniam semanalmente, não para seguir uma agenda tática, mas para discutir abertamente o que estava em sua mente e onde a empresa poderia estar vulnerável. "Mesmo durante a COVID, usávamos máscaras e fazíamos caminhadas", lembra Dave. "Manter esse ritual foi essencial para que a empresa sempre se mantivesse em sintonia."
Inverno de 2013 – Faça o teste Airbnb vs. PayPal
A ideia original de acordos de participação na renda não estava convencendo os clientes. Como Dave relembra: "Tivemos que decidir: éramos como a Airbnb, que precisava insistir e ajustar até funcionar? Ou como o PayPal, que tentou oito modelos de negócio em um ano até achar o certo?" Como não havia "multidões batendo à porta", a equipe fez um ponto decisivo, trocando os acordos de renda pelo modelo de empréstimos diretos. O novo caminho mostrou resultados promissores quase imediatamente.
"Deixamos de tentar criar um mercado do zero para entrar em um setor extremamente competitivo. Era uma dinâmica diferente — mas acabou sendo muito melhor para nós."
Dave Girouard, Co-fundador da Upstart
