K2 Space
A K2 Space está revolucionando a tecnologia de satélites ao desafiar uma crença antiga da indústria: para reduzir o custo das espaçonaves, elas precisam ser menores. Em vez disso, estão construindo satélites enormes e de alta potência, criando uma plataforma que está transformando a forma como encaramos missões de segurança nacional, comerciais e científicas no espaço.
Fizemos parte da rodada pré-investimento deles em 2022 e eles continuam impressionando desde então, com avanços técnicos significativos, uma missão de demonstração bem-sucedida, forte demanda dos clientes e uma série de contratos. Veja o que fundadores em estágio inicial podem aprender com essa história.
Destaque do fundador
Por que os fundadores (e irmãos) Karan e Neel Kunjur se encaixam perfeitamente no mercado, como um traje de voo.
Os irmãos Kunjur trazem forças complementares: a expertise técnica de Neel, adquirida na SpaceX e Kitty Hawk, e o conhecimento comercial de Karan, vindo da BCG e Text IQ. Como excelentes contadores de histórias e comunicadores — algo crítico em uma indústria tão intensiva em capital — eles conseguiram traduzir a literal ciência dos foguetes em uma missão envolvente para atrair candidatos e investidores.
Valide sem o Produto Mínimo Viável (PMV) típico
Mesmo com uma visão contrária e uma equipe forte, o time da K2 não podia pular a etapa de entender o cliente e validar a demanda do mercado. Mas eles também não podiam construir um PMV tradicional — satélites não são exatamente algo que se prototipa rapidamente. Em vez disso, na fase pré-investimento, a K2 conversou com mais de 15 potenciais clientes, incluindo empresas do setor espacial, contratantes de defesa e a NASA, validando uma necessidade real dos clientes. Eles também criaram modelos detalhados de design e custos, que nos impressionaram pela profundidade.
Mova-se na velocidade de uma startup, mesmo com hardware orbital
Em uma indústria onde os prazos normalmente se estendem por décadas, a K2 Space conseguiu comprimir isso dramaticamente. Do primeiro investimento ao lançamento do primeiro hardware em menos de 3 anos, o time executou em ritmo recorde. Em 2024, cresceram de 25 para quase 90 funcionários, ampliaram a fábrica de 1.400 para 16.700 metros quadrados e garantiram mais de 50 milhões de dólares em contratos com clientes.
Comunique insights contrários de forma clara
A empresa começou com uma aposta contrária, nadando contra a maré do mercado, que apostava em satélites cada vez menores e de menor potência, com a visão de que estaríamos mudando de uma era de “restrição de lançamentos” para uma de “abundância de lançamentos”. Como ótimos comunicadores e contadores de histórias — algo fundamental em uma indústria tão intensiva em capital — Karan e Neel conseguiram transformar a ciência dos foguetes em uma missão atraente para candidatos e investidores apoiarem.
