Looker
Imagine se todos dentro de uma empresa pudessem entender facilmente os dados que impulsionam o negócio
Após uma aquisição de 2,6 bilhões de dólares em 2019, a Looker agora faz parte do Google Cloud, ajudando milhares de organizações a dar sentido aos seus dados. Mas, em 2012, quando o BXXIII Group liderou a rodada de investimento seed, o negócio ainda estava tomando forma.
A história dos fundadores
Lloyd, Ben e o CEO Frank Bien sobre o que aprenderam construindo a Looker: Desde a decisão de adiar a captação de recursos e atuar em um mercado saturado, até conquistar o amor dos clientes e escalar a cultura da empresa, a trajetória desse time fundador — de um único cliente até uma aquisição de 2,6 bilhões de dólares — está repleta de decisões contraintuitivas e aprendizados práticos.
Verão de 2011
Comece com uma tese clara – Depois de desenvolver ferramentas internas de dados como diretor de tecnolgia em diversas empresas, Lloyd Tabb sabia que precisava haver uma forma melhor de transformar em valor todos os dados em que as organizações estavam imersas. Seu e-mail de apresentação, com 216 palavras, enviado ao sócio do BXXIII Group, Bill Trenchard, capturava claramente as apostas que ele estava fazendo com a Looker.
Lloyd Tabb sobre o caminho da Looker até a adequação do produto ao mercado: "Tínhamos uma taxa de conversão de cerca de 75% nos testes."
Primavera de 2012
Dê (demonstrações com) valor real – “All hat, no cattle” (muito papo, pouca entrega) não era o estilo da Looker. Em vez de usar dados fictícios nas demonstrações de vendas, eles pediam aos clientes potenciais seus próprios conjuntos de dados para montar uma prova de conceito durante um período de teste gratuito — só cobrando depois que houvesse um uso claro e consistente. Embora alguns testes tenham se estendido mais do que o ideal, essa abordagem resultou em quase nenhum churn nos primeiros clientes.
"Nunca tive dúvidas sobre alocar recursos desproporcionais aqui. Em SaaS (software como serviço), focar no sucesso do cliente é tudo. Não dá pra economizar nessa parte — é uma estratégia de retenção, não um centro de custo."
Lloyd Tabb, Co-Fundador da Looker
